quarta-feira, 21 de maio de 2014

Leite de vaca no primeiro ano de vida? NÃO!


O leite de vaca pode provocar alergias e causar anemia nos bebês.

Quando oferecido antes dos quatro meses aumenta em 50% o risco de aparecimento de Diabetes mellitus Tipo I.

Caso haja a necessidade de oferecer leite em pó durante o primeiro ano de vida, é muito importante escolher o leite adequado e seguir a orientação do pediatra.

Prefira as fórmulas lácteas nutricionalmente balanceadas de acordo com a idade do bebê e atenção: existem no mercado vários tipos de leite de vaca em pó. Fique de olho no rótulo!

Abs
Juliana Baldasso
Nutricionista especializada em nutrição do nascimento à adolescência

terça-feira, 20 de maio de 2014

9 meses

E mais um mês passou voando, como voando ela quase está!

Fanfarronices à parte, nesse mês o que mais chamou a atenção foi a disposição dela para ignorar completamente o ato de engatinhar e praticamente usar a minha mão e os meus braços apenas como apoio para se levantar e dar os seus passinhos (ainda que meio desengonçados).

Ainda não anda sozinha, mas já fica toda serelepe indo para lá e para cá, com as perninhas em estado frenético a mil por hora, quase correndo, querendo estar em todos os cantos ao mesmo tempo agora.

Não sei não, mas ao que tudo indica, mais um mês e já deverá estar andando sozinha, e aí começará aquela operação de guerra para proteger todos os cantos e quinas "ameaçadores" e, mais do que nunca, vigilância triplicada.

Enfim, como já dizia a canção, é a vida, é bonita, é bonita e É BONITA!!!!

E vamos que vamos!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Papinhas, frutas e alimentação saudável

Ainda sobre o Dia das Mães e os presentinhos que chegaram da escolinha, um em especial chamou bastante atenção: esta fruteira montada num disco de vinil, que veio repleta de frutas e com uma embalagem bem bacana, e aí quando você retira as frutas surge esta surpresa agradabilíssima com a fotinha da nossa princesinha abraçada com as frutinhas.

Desnecessário dizer que minha esposa está chorando até agora, até mesmo porque, além do presente ter ficado bem bonito, mostra a preocupação da escolinha com um dos maiores desafios nesta fase, que é a alimentação - principalmente a alimentação saudável.

Do nosso lado, na lancheirinha dela colocamos todo dia uma fruta e um suco de fruta natural para ele tomar, além de papinhas (que dão um belo trabalho no final de semana!) misturando vários ingredientes para compor uma alimentação rica e diversificada, como por exemplo uma com carne, mandioquinha, vagem, macarrão e cenoura, e outra com uma canjinha de galinha misturada com quinua, além de outras tantas misturas que vamos montando pesquisando na internet ou então seguindo as sugestões da nossa nutricionista Juliana Baldasso, que como vocês já devem ter percebido, ganhou um espaço aqui no blog para colocar várias dicas sobre alimentação saudável.

Enfim, como mais importante do que comer é comer bem, no dia a dia da nossa baixinha temos feito o possível e o impossível para que ela se alimente da melhor forma possível, sendo que também passarei a divulgar por aqui algumas destas experiências que temos feito e que, a julgar pela carinha dela, que até agora não reclamou ou deixou de comer nenhuma destas papinhas ou frutas que temos lhe dado, acho que estamos no caminho certo.

terça-feira, 13 de maio de 2014

O aleitamento materno é bom também para a mulher

A maior rapidez para perda de peso após o parto e o retardo na volta da menstruação são benefícios associados à amamentação pelo período de seis meses, além de também poder proteger a mãe contra o câncer de mama e de ovário. 

Amamentar é um ato de amor e cria um vínculo importante para toda a vida entre mãe e filho, favorecendo o desenvolvimento de uma criança saudável também do ponto de vista emocional.

Abs
Juliana Baldasso
Nutricionista especializada em nutrição do nascimento à adolescência

domingo, 11 de maio de 2014

O (primeiro) Dia das mães

Tão emocionante quanto comemorar em família o primeiro Dia das Mães, relembrando todos os momentos que graças a Deus nos trouxeram até aqui,  ou participando daquela farra feita na escolinha com as mães e os filhos, sem dúvida são as lembrancinhas e as surpresas artísticas que os pequenos trazem na volta para casa.

Quem não tem filho não entende qual é a graça que uma mão pintada numa folha de papel pode ter, mas para os pais (e em especial as mães) isto possui não só um valor artístico imenso, quanto principalmente um valor sentimental incomensurável.

Haja coração e feliz Dia das Mães!



quinta-feira, 8 de maio de 2014

Pico de crescimento

Sabe aquela história dos chamados picos de crescimento, que é quando os bebês parecem insaciáveis mesmo mamando praticamente de hora em hora?

Pois é. Acontece normalmente por volta das 3 semanas, 6 semanas, 3 meses, 6 meses e 9 meses, e aí é aquele desespero, pois no início haja peito (da mãe!) para produzir tanto leite no período para dar conta de tamanha fome, e depois haja mamadeira para segurar a onda!

E aí quando você começa a ficar feliz porque a sua bebezinha finalmente passou a acordar uma ou duas vezes por noite para mamar, lá chega o tal pico próximos dos 9 meses e aí é aquela aventura simpática madrugada adentro, já pela terceira noite consecutiva, com ela acordando como um reloginho às 23h, 0:30h, 2h, 3:3h e 5h, virando mamadeira atrás de mamadeira, deixando o pai e mãe com aquelas olheiras profundas e a pinta inconfundível de zumbis vagando sonolentos pela cidade afora.

Enfim, faz parte, mas o lado bom é que ela está crescendo e ficará melhor ainda quando deixar a gente dormir mais um pouquinho, né?

terça-feira, 6 de maio de 2014

Aleitamento materno: muitas vantagens e o melhor para o bebê


O leite materno é completo e pode fornecer tudo que o bebê necessita para se desenvolver bem nos primeiros seis meses de vida.

Nesta fase não é necessário complementar este leite com água ou líquidos, e além disso ele é o melhor para o bebê porque:

• É mais facilmente digerido pelo organismo do bebê. As proteínas que ele contém são ideais para o seu intestino ainda imaturo;

• Desenvolve as defesas imunológicas contra diversos tipos de infecções;

• O cálcio é mais facilmente absorvido do que o contido em outros tipos de leite;
• Previne anemia, pois supre as necessidades de ferro até os seis meses;
• A sucção garante o desenvolvimento da arcada dentária e do céu da boca do bebê.

Estudos recentes revelam que quanto maior o tempo de aleitamento materno, menores as chances da criança desenvolver sobrepeso e obesidade, mesmo na vida adulta.

Não deixe de proporcionar todos estes benefícios ao seu bebê!

Abs
Juliana Baldasso
Nutricionista especializada em nutrição do nascimento à adolescência

domingo, 4 de maio de 2014

A Força conosco - Que nunca falhemos por não acreditar!

Para os que vivem apenas no planeta Terra e não se ligaram na invasão intergaláctica via redes sociais, dia 4 de maio é quando os milhões de fãs da saga mais famosa do universo instituíram o "Star Wars Day".

Assim como já havia escrito no post sobre os gostos musicais, também não estou muito preocupado se a minha pequena Princesa Leia, quero dizer, Sophia, irá embarcar nestes mesmos gostos do pai, mas farei o possível e o impossível para apresentá-la sim ao lado luminoso da Força e, se ela conseguir seguir a maioria do princípios da filosofia Jedi, como por exemplo: humildade, paciência, estudar e acreditar sempre, pensar positivo e usar os talentos para o bem, já me darei por satisfeito!

Afinal, bem disse o Mestre Yoda para o Luke, numa das cenas mais clássicas do sensacional "O Império contra-ataca", quando o Mestre assumiu o resgate da nave que estava presa no pântano diante de um Luke absolutamente descrente e exausto. Após o Mestre ter conseguido retirá-la sozinho, o Luke vira-se para ele e diz: "eu não acredito", ao passo que ele serenamente retruca: "por isso você falha".

Obs. Não poderia encerrar sem agradecer à minha maravilhosa e querida mãe, que na época não mediu esforços para levar o então moleque ao cinema mais de uma vez, mas não para ver o mesmo filme diversas vezes, e sim para conseguir assistir apenas uma vez - é que naquela época era comum bater com a cara na porta nos filmes mais "disputados", pois não existiam reservas via internet (????) e, se na primeira sessão a fila já esgotava todas as sessões, não havia outra alternativa. E lá iam a Dona Conceição e o pequeno Eduardo, cabisbaixos de volta para casa (fato apenas repetido em "ET", diga-se de passagem), até finalmente conseguirem assistir ao antológico "O retorno de Jedi" e serem felizes para sempre!

Que a Força esteja conosco - SEMPRE!