quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Os 3 mandamentos dos pais de recém-nascidos

No primeiro dia na maternidade após o nascimento da minha filha, vi estas frases como dicas para os pais que acabaram de ter bebê numa das muitas revistas que estavam disponíveis (não lembro qual).

Para quem ainda não têm filhos, isto parece de uma boçalidade ululante; mas para os que acabaram de ter, aí sim é que tudo faz sentido. Afinal de contas, a primeira lição que os novos pais aprendem é que ter filho cansa – principalmente para a mãe, que é demandada a cada duas ou três horas (de noite, inclusive) para dar de mamar, mas o pai também não fica atrás, pois precisa estar disponível para ajudar a fazer os preparativos para trocar a fralda, trocá-la, colocar o bebê para arrotar e depois limpar, arrumar tudo e colocar as roupas na máquina para lavar enquanto a mãe coloca o bebê para dormir até que o próximo ciclo se inicie (se tudo correr bem).


Desta forma, como cansa MESMO, qualquer oportunidade que há para deixar o corpo mais relaxado não deve ser desperdiçada em hipótese alguma, pois depois que o bebê acorda e começa a chorar, aí é aquele corre-corre para dar de mamar, trocar fralda, dar banho, limpar, arrumar, etc. É aí é a “hora da verdade” para o bebê, onde você precisa estar 101% disponível; porém, se andou desperdiçando energia em outras coisas supérfluas ou simplesmente ignorou os pedidos do seu corpo para descansar enquanto o bebê está dormindo, a cada dia que passa você estará ainda mais cansado e estes primeiros meses de adaptação (seu e do bebê) serão extremamente difíceis e ainda mais complicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário