quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Soluços: Se não pode vencê-los, junte-se a eles!

Uma das coisas mais curiosas (para não dizer engraçadas) nos bebês recém-nascidos é o soluço, muito embora a primeira vez em que ele aparece é comum a mãe ficar olhando para o pai com cara de "precisamos fazer algo urgente" e aí arruma-se logo uma folha de papel (ou algodão molhado), corta-se um pedacinho e cola na testa do pobre coitado! E o pior (ou melhor) é que na maioria das vezes funciona (que a nossa pediatra não nos ouça)!

Entretanto, tirando a sensação de impotência e a aflição dos pais de primeira viagem sempre que ele surge, o bebê mesmo parece não sentir nenhum incômodo ou dor - o que é ótimo, e fica lá soluçando por alguns breves minutos até parar completamente para a felicidade geral da nação.

Pelo visto, não há nada a se fazer de imediato, pois de acordo com os trocentos sites de medicina infantil que já pesquisei, trata-se da imaturidade do sistema nervoso que ainda não controla direito o músculo do diafragma, sendo bastante comum nestes primeiros meses, e que as duas possíveis causas são ou o bebê está engolindo ar enquanto está mamando ou então está mamando muito rápido sem pausas.

Moral da história: se os soluços não estão atrapalhando as mamadas ou as dormidas do bebê e ele também não está regurgitando muito (que os médicos dizem que é a indicação de que há algo errado), então relaxo, pego a minha filha no colo (quando a mãe não está perto), às vezes até colo o bendito papelzinho na testa dela e fico rindo a cada "hic!" solto, pois como já dizia o ditado: se não pode vencê-los, junte-se a eles!

Obs. Para mais informações, consulte o pediatra ou então clique neste link ou neste aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário